Nos próximos capítulos da novela “O Cravo e a Rosa”, exibida no Vale a Pena Ver de Novo”. Petruchio (Eduardo Moscovis) desiste de casamento com Catarina (Adriana Esteves) após noite de amor. O fazendeiro colocará na cabeça que a mocinha só terá se entregado a ele para colocar as mãos na fortuna de Batista (Luís Melo). Dessa forma, ele decidirá terminar o seu relacionamento com a esquentadinha.
A princípio, Batista terá afirmado que só entregaria as apólices à filha quando tiver certeza de que o casamento dela foi consumado. Nesse momento da trama o homem terá surtado ao descobrir que a sua primogênita ainda é virgem. Isso porque, Petruchio poderia pedir a anulação do matrimônio a qualquer momento. E o acontecimento acabaria com a reputação do aspirante a político.
Catarina, por outro lado, não seguirá os conselhos do pai. Mas acabará se entregando a Petruchio em uma noite quente de amor ao descobrir estar apaixonada por ele. Tanto que, na manhã seguinte após a transa, ela estará nas nuvens.
Petruchio desiste de casamento com Catarina ao ficar desolado com descoberta
Entretanto, o roceiro desconfiará da própria sorte, começando a procurar motivos para explicar o amor da dondoca. Assim, que ele descobrir a pressão do sogro, imaginará que a mulher terá perdido a virgindade por causa disso. Petruchio, então, procurará Cornélio (Ney Latorraca) para pedir conselhos.
Contudo, o marido de Dinorá (Maria Padilha) confirmará que Batista pressionava Catarina: “Ele me procurou, pediu para a minha Divina ir conversar com Catarina. Eu estranhei, Petruchio, pensei que ela fosse amar um escândalo. Mas não, não houve nenhuma briga nesse sentido”, explicará Cornélio.
Dessa forma, Petruchio não terá dúvidas de que a mulher planejava fugir dele: “É como eu tinha pensado antes, antes mesmo dela me abraçar e me beijar… Tô muito triste”, dirá o roceiro com os olhos marejados. “É por isso que ela falava que eu havia de ter uma surpresa quando ela pegasse o dinheiro. Ela me enganou, tio. Me enganou”, completará ele com raiva.
A partir de então, Petruchio começará a tratar a feminista de forma fria, sem lhe dar a chance de se explicar. Catarina ficará triste e furiosa com a nova postura do amado, no entanto, ela não insistirá em uma reconciliação e decidirá esconder a gravidez recém descoberta.