O público começa a se preparar para a segunda fase da novela Pantanal que inicia na próxima terça-feira (12). José Leôncio (Renato Góes) terá ido atrás de seu filho Jove mas decide deixa-lo ao lado de Madeline (Bruna Linzmeyer) no Rio de Janeiro. O homem também se compromete a cuidar das despesas do filho antes de voltar para o Pantanal.
O peão fica sozinho, desolado e acaba sendo consolado por Filó (Letícia Salles). A jovem, no entanto, revela que Zé é pai de Tadeu (Lucas de Oliveira), a notícia confortará o coração do fazendeiro, mas não preencherá o vazio deixado pela ausência de Jove.
Logo após, haverá uma passagem no tempo Jove já é uma criança, quando Madeline menti dizendo que o pai do garoto está morto. Essas cenas irão ao ar no próximo dia (11), o menino ficará muito abalado com a notícia. Irma (Malu Rodrigues / Camila Morgado), no entanto, ficará indignada com a mentira e decidirá ir ao Pantanal dar a notícia para Zé Leôncio.
Ao chegar na fazenda ela contará tudo para o peão deixando-o revoltado. A moça ainda o alertará dizendo que a relação do fazendeiro com Filó e Tadeu pode pesar contra ele fazendo com que a justiça não o deixe nunca mais se aproximar do herdeiro.
Contudo, Zé desistirá de ir ao Rio de Janeiro tirar satisfações com a ex-mulher. O homem sofrerá imaginando que o filho nunca saberá de sua existência.
Além disso, vale dizer que José Leôncio e Irma se entregarão ao desejo fazendo sexo no rio. Ou seja o peão trairá Filó, a quem ele assumiu como esposa. Jove cresce enganado, após 20 anos pai e filho não terão nenhum tipo de relação. O rapaz também não terá um bom relacionamento com sua mãe Madeline, mas terá uma relação de afeto muito grande com sua tia Irma.
Segunda fase de Pantanal: Mortes de Antero e Maria Marruá
O rapaz vive uma vida cheia de caprichos sem restrições sem imaginar que é as custas de seu pai José Leôncio, o qual ele acredita que está morto. Toda a farsa só terá fim após Antero (Leopoldo Pacheco) desmascarar Madeline para Jove.
Jove, portanto, ficará confuso com tantas informações a respeito de seu progenitor e irá atrás de seu avô para pedir mais informações. Mas, o patriarca vai passar mal e sofrer um infarto fulminante. Outro personagem que também morrerá no começo da segunda fase de Pantanal será Maria Marruá (Juliana Paes).
A mãe de Juma (Alanis Guillen) será alvejada por um jagunço que foi à região junto com Muda (Bella Campos), filha do homem que Gil (Enrique Diaz) assassinou no Paraná.
Maria lutará com a atirador com seu extinto de onça mas acabará sendo atingida e morrendo. Juma ficará desolada com a morte da mãe mas não desconfiará em nada do envolvimento de Muda.