Nos próximos capítulos da novela “Além da Ilusão”, Matias (Antônio Calloni) prevê a própria morte, após ser internado novamente em um hospício. Dessa vez o ex-juiz receberá tratamentos controversos, o que acabará o deixando bastante debilitado. Com camisa de força, ele irá levar choques e entrará em convulsão com uma série de injeções de insulina.
Violeta (Malu Galli) aparecerá em uma conversa com Eugênio (Marcello Novaes) lamentando o ocorrido. “Soube que Matias voltou. Como ele está?”, questionará o homem. “Mais triste do que nunca. Os olhos sem brilho, acho até que já se esqueceu de como é dar um sorriso. Não sei o que é pior. Quando ele está louco ou lúcido”, explicará a veterana.
Leônidas (Eriberto Leão) no entanto, ficará encarregado de cuidar de Matias: “Doutor, rodei o mundo lhe procurando e o senhor aqui na igreja. Veio rezar?”, perguntará ele. “O que eu quero, Deus nunca vai me dar. Sabe, às vezes eu sonho que o céu se abre e minha Elisa (Larissa Manoela) estende os braços para mim”, dirá o ex-juiz.
“Que coisa bonita. Então o senhor devia ficar feliz”, dirá Leônidas. Em seguida, Matias terá um momento de lucidez e contará para o amigo sobre um sonho que vem tendo com a filha que ele mesmo assassinou: “Acontece que quando eu vou segurar as mãos dela, o chão também se abre e me puxa para baixo”, confessará o criminoso.
“Eu não mereço estar com minha Elisa. Leônidas, eu não mereço”, soltará ele. Leônidas, no entanto, ficará completamente chocado com a revelação do ex magistrado.