Em “Nos Tempos do Imperador”, Dolores (Daphne Bozaski) acabará sendo internada em um hospício por Tonico (Alexandre Nero). Isso acontecerá logo após o vilão empurrar Nélio (João Pedro Zappa) de um penhasco. O rapaz, então, será dado como morto. Porém, Dolores contará com uma ajuda inesperada para fugir do manicômio.
Tudo acontecerá quando Celestina (Bel Kutner) for visitar o hospital para buscar um funcionário da corte que acabou de receber alta. A princípio, a baronesa ficará surpresa ao dar de cara com a irmã de Pilar (Gabriela Medvedovski) no local.
“Nós ficamos sabendo o que o Tonico havia feito com você e o Nélio”, comentará a baronesa. “Sabendo, como?”, questionará a caçula de Eudoro (José Dumont).
Contudo, a confidente de Teresa Cristina (Letícia Sabatella) revelará a moça que Nélio sobreviveu ao acidente e se encontra no Rio de Janeiro. A revelação deixará a mocinha bastante surpresa.
“Vivo? Pedi tanto por um milagre. O Nélio vivo! E a nossa filha?”, perguntará a jovem. Celestina, no entanto, alegará que não sabe do paradeiro da criança, mas a religiosa logo vai supor que o marido tenha ficado com a filha. “Mercedes está com o Tonico. Eu vi. Ele me mostrou uma fotografia com ela no colo”, dirá Dolores.
Em seguida, a baronesa terá a ideia de ajudar Dolores a fugir do hospício trocando as roupas da paciente. Assim, elas fugiram do local em uma carruagem.