Na reta final da novela “Nos Tempos do Imperador”, Isabel (Giulia Gayoso) acabará descobrindo a relação extraconjugal de Dom Pedro II (Selton Mello) e Luísa (Mariana Ximenes). A revelação será um baque para a princesa já que ela sempre considerou a condessa como uma segunda mãe.
Tudo começará quando Dominique (Guilherme Cabral) procurar Tonico (Alexandre Nero). O garoto irá pedir dinheiro após uma briga com a mãe, na intenção de retornar a Europa.
O vilão, no entanto, ficará desconfiado da história e do ódio do garoto por Pedro. Dominique contará que acabou levando um tapa na cara ao tentar abrir uma carta que chegou para Luísa.
Tonico, suspeitará de que a Condessa e o Imperador sejam amantes. Assim ele decide invadir a casa de Luísa encapuzado e acabará encontrando uma caixa com todas as cartas de Pedro para ela.
No dia seguinte, o crápula irá usar as provas para chantagear Pedro. Ele vai até a Quinta e diz que precisa falar com o Imperador exigindo ser bem tratado ou irá publicar todas as declarações de amor de Pedro para a Condessa em seu jornal O Berro.
Luísa surge, e percebe que foi o deputado que invadiu a sua casa. Teresa (Letícia Sabatella) chegará em seguida, haverá uma grande discussão no local. Tonico chegará a ler trechos das cartas em voz alta, nesse momento Isabel aparecerá e questionará se é verdade que o pai e a Condessa são amantes.
Pedro admite a verdade
Pedro e Luísa tentam desconversar. Enquanto isso, o mau-caráter continuará chantageando a família imperial exigindo o fim das investigações contra ele, além de proteção e um cargo de senador.
Gastão (Daniel Torres) vai pra cima do deputado e consegue tirá-lo da Quinta. Nesse instante, todos ficarão em silêncio, Isabel, por outro lado, pedirá uma explicação. Dom Pedro enfim, admitirá que o caso dele com Luísa é verdadeiro.
Isabel cairá desmaiada, deixando todos aflitos. Celestina (Bel Kutner) trará um pano com álcool e conseguirá acordar a mocinha. A princesa, então, encarará a condessa e começará a disparar ofensas a chamando de cínica e falsa. Luísa se retrairá, tensa, e Pedro tentará se explicar.
Teresa, portanto, acabará se intrometendo pedindo para que o marido não fale mais nada, porque ninguém sofreu mais que ela nessa história. Nesse instante, Isabel dá um ataque e, aos prantos, vai para cima da Condessa escorraçando-a.
Ela dispara vários desaforos, a chama de pecadora e diz para a Condessa nunca mais colocar os pés na Quinta. Luísa vai embora, humilhada, arrasada e destruída. Pedro ainda tentará acalmar a filha, mas ela grita para ele não tocar nela.