Em Nos Tempos do Imperador, Luísa (Mariana Ximenes) terá de viajar às pressas após receber grave notícia. A situação deixará Pedro (Selton Mello) muito abalado, o Imperador ainda conseguirá se declarar para a condessa antes de sua partida.
Já será noite na Quinta, quando a condessa chegar na casa da família imperial. Ela pedirá desculpas pelo horário e os informará de sua viagem de volta à Paris. “Recebi uma carta de Eugênio, meu marido. Ele está muito mal de saúde. Partirei para a França no primeiro navio”.
Pedro, no entanto, ficará em choque, Isabel (Giulia Gayoso) tentará convencer a condessa a ficar. Luísa, então, se explicará, dizendo que não gostaria de se ausentar nesse momento difícil da prisão de Samuel (Michel Gomes). “Mas a situação exige a minha presença em Paris. Eugênio e meu filho precisam de mim”.
Teresa comemora a partida da rival
A condessa conta sobre o estado de saúde do marido e explica que ele está retornando à França para tratar sua enfermidade. Pedro ficará ainda mais abalado quando ela conta que partirá na manhã seguinte de navio.
Teresa (Letícia Sabatella), por outro lado, se manterá num ar impassível enquanto Luísa se despede. Isabel chora e a nobre tenta consolá-la: “Vamos nos escrever sempre, querida!”, prometerá ela.
Contudo, a condessa ainda revelará que sonhava em ver o nascimento do bebê de Leopoldina e deseja um bom parto à princesa. Enquanto isso, Teresa estará comemorando de longe dizendo a si mesma. “Pensei que esse dia não fosse chegar nunca…”.
Em seguida, ela se aproxima da condessa e deseja que o marido dela se restabeleça e que possam ter uma vida em família. Pedro, tenta disfarçar a emoção avisa que pediu ao cocheiro para que a leve de volta para a sua casa.
Luísa, portanto, sai sofrida, acompanhada por todos, menos de Teresa e Pedro. “Bem, podemos dizer que é o fim de uma era, ao menos para esta família”, afirma a imperatriz. O Imperador segue para seu gabinete e pede para não ser incomodado.
Pedro manda carta de amor para Luísa
Logo após, ele sai correndo. Alguns minutos depois, ele aparece interceptando a carruagem onde está a sua amada, abre a porta e a beija. “Você iria embora assim? Sem nos dar a chance de uma despedida digna do nosso amor, de tudo o que nós vivemos?”, questionará.
“Mesmo distante, eu continuarei te amando da mesma forma. Para sempre!”, afirma a condessa emocionada. Luísa, então, pedi para que quando ele sentir sem forças, leve o seu pensamento até ela. “Estarei sempre com o pensamento em você. Te amando como esses anos todos, ardentemente!”.
Os amantes por fim, se despediram com um beijo ardente, cheio de sentimentos. Já no navio, na manhã seguinte, a condessa ficará com os olhos cheios de lágrimas ao ler uma carta enviada pelo amante.
“Luísa, você está levando uma parte de mim, a parte mais feliz e apaixonada do meu ser… Estou pedindo aos céus, desde já, o teu regresso, minha fadinha, para ter de volta esse pedaço da minha alma que você guarda. Porque só assim tornarei a ser o homem inteiro, pleno, que você fez de mim. Para sempre teu, P”.