Em Nos Tempos do Imperador, Dolores e Nélio fugiram das garras de Tonico, para viverem o relacionamento em paz. O casal, então, irá se isolar em uma chácara no Rio de Janeiro, onde constituirão família. Mas, um acontecimento fará com que Nélio se desespere e planeje se mudar do local as pressas.
Acontece que o rapaz vai sair com uma cesta de doces que a própria amada preparou para vender em uma vila próxima. Antes dele sair a caçula de Eudoro, o alertará dizendo que é melhor ele não falar o seu verdadeiro nome por precaução.
“Nossa vida não tinha nada que ser assim… Viver se escondendo? Inventando nome. Não fizemos nada de errado…”, comentará o mocinho que em seguida se despedirá e seguirá para a vendinha.
Ao chega no local ele se apresentará como Clóvis, a dona do estabelecimento vai amar os produtos entregues e pedirá para ele trazer sempre duas vezes na semana.
Nesse momento um garoto chegará com alguns exemplares do jornal “O Berro”. Na manchete principal estará a prisão de Samuel. Em outra página, ele observará o próprio retrato e o de Dolores com os dizeres: “Procura-se foragidos. Gratifica-se bem”.
Dolores tenta acalmar Nélio
Nélio, no entanto, ficará apavorado e correrá de volta pra casa com os jornais, ao chegar ele avisa a amada. “Temos que fingir que não tem ninguém morando aqui. Amanhã vamos embora”, Dolores fica confusa. “Tonico publicou nosso retrato no jornal”, dirá ele mostrando a matéria.
“Ele está nos caçando! Temos que ir embora o quanto antes”, a irmã de Pilar fica preocupada e pergunta se alguém desconfiou dele na venda. Nélio explica que a dona não viu os jornais porque ele pegou todos. “Então está tudo bem”, afirmará ela.
Contudo Nélio ficará preocupado com a possibilidade de chegarem outros jornais. “Se aqui na vila ninguém viu, então é aqui que nós estamos protegidos. Você quase não vai na venda, eu nunca saio da chácara”, dirá Dolores tentando acalma-lo.
Ele concordará, e a amada pedirá para eles não saírem nos próximos dias. “Você tem razão. E não vai ser sacrifício nenhum ficar aqui só com você”, responderá o advogado, mais tranquilo.
“Você sabe que ele não vai desistir. Tonico se alimenta de ódio. Pode demorar o tempo que for mas ele vem atrás de nós. Veja!”, afirmará Nélio, mostrando a capa do jornal sobre a prisão de Samuel.
Dolores lamentará dizendo que gostaria de estar ao lado da irmã para apoia-la. “A felicidade é matreira, quando parece que vamos pegar ela com às duas mãos, ela voa”, completará ela.