Nos próximos capítulos de “Nos Tempos do Imperador”. Pilar será uma das pessoas que estarão na linha de frente no combate à epidemia de cólera. Mas a médica acabará sendo demitida pela Junta Central de Higiene Pública. A jovem se recusará a se retirar do hospital e acabará sendo ameaçada.
A trama abordará como o machismo pode ter atrapalhado em cheio o país e impedido que boas ideias se prosperassem. Nas cenas, Pilar está na linha de frente da Ordem Terceira para enfrentar a epidemia.
A irmã de Dolores, no entanto, sofrerá muito com tantas perdas. Mas, permanecerá na linha de frente da Ordem Terceira. Na cena os membros da Junta Central de Higiene Pública, anunciam que ela será substituída por um médico mais experiente e que está demitida.
A profissional de saúde ficará em choque e não aceitará a decisão, dizendo que não vai sair do hospital. “Estou aqui desde o início, dei o alerta da chegada do cólera, criei o plano de emergência, orientei a Junta de Higiene!”, afirmará ela.
A atitude dela, entretanto, não será bem vista pela equipe de médicos. Um dos membros da equipe até insinuará que ela não consegue controlar se quer seus sentimentos imagine uma epidemia. Em seguida, ele a ameaçará: “Então terei que retirá-la a força”.