Na novela de Walcyr Carrasco O cravo e a Rosa, que está sendo reprisada nas tardes da Globo. Petruchio (Eduardo Moscovis) precisa salvar a fazenda que herdou de seu pai. Mas, para isso ele precisa se casar com Catarina (Adriana Esteves), o protagonista no entanto, já percebeu que essa será uma tarefa árdua. Já que a mocinha tem um gênio difícil e não quer saber de casamento, contrariando a vontade de seu pai.
Em uma conversa com Batista (Luís Mello), o personagem de Eduardo Moscovis armará um plano para conquistar a jovem.
“Quando a gente quer domar uma égua brava, a gente não dá a entender que quer pular no lombo dela. A gente tem que ser mateiro”, disparará o rapaz. Batista ficará confuso, mas Petruchio tratará de explica-lo aonde quer chegar.
“A Catarina é do contra. Se o senhor disser que quer que ela case, ela não casa”, afirmará o brucutu. “Isso já estou farto de saber. Ela só sabe dizer não”, lamentará o banqueiro.
É aí que ele irá contar o será o seu plano. “Vamos fazer assim. O senhor finge que não gosta de mim. Finge que me detesta. Briga comigo. Diz que não quer me ver nem pintado de ouro. Aí ela vai querer namorar comigo só pra afrontar o senhor!”, sugestionará . “O senhor diz que ela não casa, só pra ela dizer que casa!”, cravará o rapaz.
Escrita por Walcyr Carrasco, a trama foi um dos grandes sucessos da carreira do autor na Globo, bem como uma das novelas das 18h mais assistidas do século no canal.