Nos próximos capítulos de “Nos Tempos do Imperador”, Tonico entregará Samuel para as autoridades. O vilão acredita que seu meio-irmão é responsável pela morte de seu pai Coronel Ambrósio. Assim, o crápula armará uma cilada para o engenheiro no dia do seu casamento com Pilar. Isso, no entanto, fará com que o rapaz seja preso injustamente e condenado a prisão perpétua.
Já preso, Samuel no entanto, receberá o apoio de Dom Pedro II e terá esperanças de provar sua inocência. Em cenas seguintes o público verá o julgamento do rapaz.
Contudo, Tonico chegará a mandar antigos empregados da fazenda do pai para deporem contra o rival. A atitude do vilão fará com que a situação do amado de Pilar fique ainda pior.
O marido de Dolores ainda vai tirar Salustiano o responsável por ter baleado Ambrósio de seu caminho. Acontece que o criminoso, resolveu espalhar para todo mundo que o antagonista foi o responsável por atirar em seu genitor.
A sentença do engenheiro sairá logo após alguns dias. “O júri tomou a sua decisão. Vamos conhecê-la. O júri entendeu que o réu é culpado do homicídio do coronel Ambrósio Rocha”, anunciará a autoridade.
“Em face do veredito e do agravante de o crime ter sido cometido contra o próprio pai do assassino. Sentencio o réu Jorge da Silva à pena de prisão perpétua”, finalizará por fim, o magistrado. O veredito deixará Samuel e Pilar em estado de choque, já os demais presentes ficarão indignados.