Em Nos Tempos do Imperador, uma epidemia de cólera deixará a população em pânico. A doença que será abordada na novela, tomou conta do Rio de Janeiro no período imperial. Contudo, a Condessa se voluntariará no atendimento as vítimas ao lado de Pilar. Desse modo, Luiza acabará contraindo a doença e ficará muito mal.
Durante o trabalho voluntário, Luísa comerá frutas compradas na rua de um vendedor e começará a passar mal. Pilar correrá para examina-la e dará o diagnóstico da doença para a Condessa. A médica ainda vai garantir que ela logo irá se recuperar.
O estado da preceptora vai deixar a família imperial bem comovida e Teresa vai fazer questão de cuidar dela. Em seguida, a Imperatriz chegará ao local e pedirá para ver sua Luísa.
A mulher de Dom Pedro tomará uma séria decisão ao ver que o estado de saúde da mulher é crítico. “Pilar, não vamos esperar mais. Vou cuidar da condessa até Justina voltar”, afirmará Teresa, que logo depois iniciará os cuidados.
“Por que vossa Majestade está fazendo isso?”, questionará Luísa impressionada. A Imperatriz, informará que está seguindo as recomendações de Pilar.
“Perguntei por que está fazendo isso por mim? Se arriscando, a senhora não gosta de mim”, explicará a Condessa muito fraca. Teresa a questionará querendo saber se alguma vez disse isso a ela. Luísa, portanto, lembrará que ela tem motivos suficientes para não gostar dela.
Luísa pede perdão a Teresa
“Cumpro o meu dever de cristã, de imperatriz e de mãe grata por tudo que deu às minhas filhas”, responderá a nobre. “A senhora é tão generosa, tão correta”, falará a Condessa.
Além disso, ela ainda pedirá desculpas por ter se envolvido com o marido da Imperatriz. “Jamais tive a intenção de fazer a senhora sofrer. Preciso que me perdoe, talvez não viva por muito tempo”, dirá ela.
Nesse momento, Teresa vai dizer que ela viverá por muitos anos, mas, que precisa descansar. A Condessa, ainda dirá que as duas tem as mesmas convicções.
“Não, não temos. A senhora não valoriza a instituição do casamento, mas não é hora de falarmos disso. Precisa recuperar suas forças”, alfinetará a esposa de Dom Pedro.
Por fim, Luísa concordará e assumirá que estar muito cansada: “Preciso ver Dominique, quero me despedir dele”, afirmará a mulher que logo pegará no sono.