Em Nos Tempos do Imperador, a princesa Isabel ficará chocada com a atitude do futuro marido. O nobre mostrará sua verdadeira face preconceituosa e grosseira. Tudo ocorrerá logo após, a princesa fazer uma visita à Pequena África. Justina explicará ao rapaz que se trata do bairro dos negros, deixando o príncipe indignado.
“Como se presta a se rebaixar dessa forma, se embrenhando num antro de negros e miseráveis? … Nunca mais repita essa insensatez, ouviu? Nunca mais!”. A princesa, Luísa e Justina ficam chocadas. Mas, Isabel, se mostrará firme. “Não fiz nada de errado, Gastão! Os habitantes da Pequena África são súditos do Império!… E merecem ser tratados com dignidade por todos os membros da família imperial! Todos, sem exceção!”.
Para esclarecer, o príncipe diz que é contra a escravidão, mas que na Europa as coisas não são bem assim. “Não estamos na Europa! Se você ainda não se deu conta disso, vamos ter problemas! Jamais pensei que iria ouvi-lo dizer tamanho absurdo. Estou muito decepcionada com você, Gastão!”, esbravejará a nobre.
Mais tarde, Gastão se arrependerá e irá procurara-la para pedir perdão. “Não pelo que eu disse, mas pela forma. Fui ríspido”, dirá. Gastão dirá que ela é a imperatriz, e ela argumentará que por isso mesmo tem que ir ao local. “Preciso saber o que acontece na cidade, do que as pessoas precisam”, rebaterá a princesa.
Gastão, no entanto, fica comovido e acaba concordando com a amada. “Está certo. Você tem razão. Eu vou te ajudar. Isabel, você é exatamente do jeito que eu queria, mesmo sem saber o que eu queria”, dirá ele, beijando a mão da princesa e se declarando. “Eu te amo mais”, afirmará ele que, ao olhar em volta, não verá ninguém e a dará um beijão daqueles.