Nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador, a princesa Isabel ficará chocada com a atitude preconceituosa de Gastão. A filha de Pedro chegará entusiasmada na casa de Luísa após visitar a pequena África, e ainda lamentará o fato do amado não ter ido com elas. Mas, o príncipe não estará nada contente com a ideia e mostrará sua face preconceituosa.
“É como se, de alguma forma, somente hoje eu tivesse descoberto o Brasil”, dirá Isabel admirada, mas, o príncipe por outro lado se fará de desentendido. “Há outro Brasil, então?”. A nobre fala confirma. “Um de verdade, que tem uma beleza própria, que está nas pessoas da Pequena África e que me toca profundamente o coração”.
O nobre a princípio, diz não saber nada sobre o lugar. “É o bairro dos pretos, conde!”, explica Justina. Isabel, em seguida, conta que elas andaram por tudo lá e foram até a casa de Dom Olu para entregar o dinheiro arrecadado no sarau. “Não me diga”, fala Gastão, em tom de desaprovação. Isabel, então olha para o rapaz e pergunta se há algum problema nisso.
Princesa Isabel repreende Gastão
Gastão nesse instante, deixa clara sua opinião. “Como se presta a se rebaixar dessa forma, se embrenhando num antro de negros e miseráveis? … Nunca mais repita essa insensatez, ouviu? Nunca mais!”. A princesa, Luísa e Justina ficam chocadas. Isabel entretanto, se mostrará firme. “Não fiz nada de errado, Gastão! Os habitantes da Pequena África são súditos do Império!… E merecem ser tratados com dignidade por todos os membros da família imperial! Todos, sem exceção!”.
Para esclarecer, o príncipe diz que é contra a escravidão, mas que na Europa as coisas não são bem assim. “Não estamos na Europa! Se você ainda não se deu conta disso, vamos ter problemas! Jamais pensei que iria ouvi-lo dizer tamanho absurdo. Estou muito decepcionada com você, Gastão!”, dispara a nobre que logo se retira do local.
Luísa, no entanto repreenderá o príncipe. “Você estava dando ordens, como um general a um subalterno! E o que é pior, sua motivação foi absolutamente vergonhosa”. Envergonhado, o nobre pede desculpas à condessa e à Justina. Isabel ficará bastante decepcionada com o noivo. Ela, inclusive, pensará se realmente deve prosseguir com o casamento.