Nos últimos capítulos de Império, José Pedro se revelará como o maior inimigo do pai, Fabrício Melgaço. Assim o comendador deserdará o filho, deixando-o na miséria. O filho mais velho de Marta ficará possesso e se vingará sequestrando Cristina para o desespero do comendador.
Em troca da vida da meia irmã, o crápula exigirá a fortuna do pai. Portanto, ele ligará para o comendador e fará a exigência. “Me diz: eu devo matar logo a Cristina… Ou você vai engolir seu orgulho, descer do alto de sua arrogância e me dar tudo que eu quero e mereço por direito? Me diz logo ou eu acabo com a vida dessa sua filha, essa sua cópia piorada…”, falará ele.
Com isso, o homem de preto irá atrás do filho rebelde. No galpão, os dois trocaram ofensas. “Lembra daquela palavra sobre a qual te falei? “Regicida”! Eu sou o homem que vai matar o rei!”, dirá Pedro. “Melhor dizer “parricida”, é assim que chamam o filho que mata o próprio pai. Um dos crimes mais bárbaros que um ser humano pode cometer”, rebaterá Zé.
José Pedro é humilhado na cadeia
Os dois começarão uma briga feia trocando socos, logo o comendador deixa Zé Pedro desacordado. Contudo, quando o comendador se virá de costas para ir embora junto de Cristina e Josué, Zé Pedro acordará, sacará a arma que escondia em sua perna e dará um tiro no pai pelas costas.
Logo após cometer o assassinato, o vilão colocará a arma na boca para tentar se matar, mas será impedido por Cristina, Vicente e Lucas. Eles exigirão que o homem pague por seus crimes. Após matar José Alfredo, José Pedro será humilhado na prisão.
Além disso, no último capítulo de Império, haverá uma passagem de tempo de cinco anos e o público verá o filho mais velho de Maria Marta desolado numa cela suja. Com a prisão, ele não acompanhará o crescimento dos filhos.