Nos próximos capítulos de Nos Tempos do Imperador, Luísa (Mariana Ximenes) promoverá um sarau para arrecadar dinheiro para alforriar escravos. Tonico (Alexandre Nero) por outro lado, ficará possesso com a notícia. O político, então ordenará que seus capangas invadam a casa da condessa para roubar toda quantia adquirida.
Tudo acontecerá, quando Luísa estiver em casa contabilizando a quantia arrecadada com o evento junto a Justina (Cinnara Leal), Dumas (Marcelo Valle), Gastão (Daniel Torres) e Augusto (Gil Coelho). Eles serão surpreendidos por homens encapuzados que anunciarão um assalto. “Passa o dinheiro”, dirá um deles.
Com medo do pior o general mostrará. “Está aqui”. Em seguida, Luísa ficará na mira de um dos bandidos e será nesse momento que Samuel (Michel Gomes) chegará ao local para buscar seu violão esquecido. Mas, o engenheiro perceberá algo de estranho e conseguirá entrar na casa sem ser visto. “Você vem com a gente”, falará um dos bandidos para a condessa.
Nesse momento, Luísa acertará um chute no ladrão. Assim, Samuel se aproveitará da confusão para imobilizar o homem que faz a condessa refém. Enquanto, Gastão e Augusto avançarão no outro e tomarão a arma dele. Os bandidos fugirão, mas não conseguirão levar o dinheiro.
“Obrigada! Samuel! Vocês foram muito corajosos, arriscaram a vida, nem sei como agradecer”, falará Luísa. “Como sabiam que tinha dinheiro aqui?”, perguntará Samuel desconfiado. “Muita gente sabia do sarau, da arrecadação de dinheiro…”, dirá Dumas. Assim, a condessa guardará tudo no cofre.
No dia seguinte, Luísa decidirá ir até à delegacia para relatar tudo o que aconteceu, mas encontrará a resistência de Borges. Portanto, o delegado, que é cumplice de Tonico, dirá que não tem o que fazer e colocará dificuldades para ajudar a condessa de Barral.