Na reta final de Império, o Comendador vai declarar guerra a José Pedro. Tudo Isso após descobrir que o Herdeiro é o próprio Fabrício Melgaço seu pior inimigo. Assim o homem de preto não pensará duas vezes antes de fazer sua escolha ao seu sucessor na Império.
A guerra entre pai e filho começa a partir do momento em que Lorraine conta a Zé uma conversa que ouviu do playboy com Silviano. A mulher contará que ouviu o próprio José Pedro dizer que é Fabrício Melgaço. Seu filho disse que era… Fabrício Melgaço…que era ele quem tava com seu diamante cor-de-rosa escondido… E que não abria mão de uma coisa: ele mesmo, e só ele, é quem ia matar o senhor”.
Em cenas seguintes, o Comendador virará uma fera ao saber que o herdeiro sequestrou Cristina. Decepcionado o poderoso não verá outra alternativa a não ser ir atrás do filho. João Lucas, entretanto, tentará o fazer mudar de ideia, mas será inútil, o ricaço seguirá irredutível.
Comendador deixa Lucas na presidência
“Eu vou atrás de José Pedro nem que seja no fim do mundo, mas eu não preciso de arma”, dirá ele para para o caçula e para Josué na mansão dos Medeiros. “Pai, espera. Eu vou contigo nessa”, pedirá o caçula. “Não, você vai para Império.” ordenará o empresário.
Mas, João Luca discordara do pai. “Como é que eu vou para Império? O mundo está desabando lá fora”. Em seguida, Zé Alfredo anunciará sua decisão sobre sua sucessão na presidência da joalheria. “É justamente por isso. Alguém tem que cuidar dos negócios, alguém tem que tranquilizar os funcionários a hora que essa notícia chegar lá e dizer que José Pedro é nosso inimigo”, decretará o Comendador.
No entanto, marido de Du alegará que não tem condições de assumir o comando da empresa. “Se não tem arranja… Chegou a tua hora”, irá declarar o “homem de preto”, que abraçará e colocará a mão na cabeça do rapaz o dando sua benção. Os dois se abraçaram emocionados, sem imaginar que esse será o último encontro.