Na reta final de Império, José Alfredo aparecerá aos prantos. Ele enfim descobrirá que seu herdeiro é Fabricio Melgaço. Fora de si o homem de preto pedirá uma arma para matar o próprio filho e terá de ser contido por João Lucas e Josué para não cometer uma loucura.
Durante toda a novela o comendador suspeitou de várias pessoas. Mas, nunca imaginou estar sendo traído pelo próprio filho. Por isso, ele não conseguirá conter as lágrimas quando toda a verdade vier a tona. Caído no chão, José Alfredo irá chorar como uma criança, decepcionado.
O homem de preto começará a desvendar o mistério assim que encontrar no cofre de José Pedro, pedaços de seu diamante rosa. A interesseira terá escutado uma conversa entre o vilão e Silviano (Othon Bastos). Em seguida, ela terá revelado ao “homem de preto” que o executivo planeja matar o próprio pai.
Já nos capítulos finais da trama, o comendador aparecerá desabafando com o caçula. “Dentro da minha casa, morando comigo, da minha família, e querendo me matar”. E essa cena está prevista a ir ao ar dia 04 de novembro. João Lucas, a princípio não acreditará que seu irmão é o grande rival de seu pai.
Ele ainda afirmará que a presença do amuleto do pai no cofre do diretor financeiro não é o suficiente para incriminá-lo. Nesse momento Zé Alfredo perderá o controle e começará a gritar. “Ele confirmou com aquela cara de pau. Sei que é difícil para você, para mim e para todo mundo, mas é ele quem está por trás de tudo que aconteceu. Me arrume a arma. Cadê a arma, Josué?”, esbravejará o milionário.