Nos próximos capítulos de Império, José Alfredo (Alexandre Nero) aproveitará a reunião da família para fazer dois comunicados: o primeiro sobre a prisão de Maurílio (Carmo Dalla Vecchia). Marta (Lilia Cabral) comemora, mas logo fica desolada com o segundo anuncio. “Isis vai dormir aqui em casa hoje à noite. E se ela quiser, vem morar comigo. O convite eu já fiz”. Depois de soltar a bomba, ele se retira rapidamente ao ver a reação negativa dos filhos.
Em seguida, Marta avisa que não vai deixar isso acontecer e que na hora certa tomará uma atitude. “Eu acabei de ajudar o seu pai e levei uma punhalada nas costas, essa foi a gratidão dele. Mas eu posso garantir que a vida dele dentro dessa casa com a lagartixa ruiva, no que depender de mim, vai ser a pior possível”, avisa. Um pouco depois, o comendador a procura para conversar sobre o que decidiu, e Marta o expulsa do seu quarto.
Maria Ísis reage mal a decisão do comendador
Logo depois, Zé Alfredo sai de casa e vai direto para o restaurante de Vicente. Lá ele encontra Ísis, a jovem fica surpresa ao ouvir sobre a decisão do amado. “Você tá me dizendo que eu vou morar na sua casa?”. Ele confirma, com um sorriso no rosto. “Decidi e vai ser a partir de hoje”, fala ele. Maria Ísis não gosta do que acabou de escutar. “Peraí, você decidiu que eu vou morar na sua casa, sem falar comigo, sem ao menos perguntar se era isso que eu queria?”.
O homem de preto a olha, sem entender. “Como assim, essa era a sua vontade… Que eu resolvesse a minha situação e a gente ficasse junto”. Mas Ísis diz que não desse jeito. “Posso até morar com os seus filhos, mas com a Marta, não, não…”. Ele tenta convence-la. “Esquece a Marta, o importante é a gente ficar junto”. Mas a moça diz que com a Marta não dá. “Já tive aquelas péssimas experiências de dormir na sua casa e eu prometi a mim mesma que nunca mais”.
José Alfredo a encara, sério. “Eu comuniquei a todos”, diz ele. Ísis retruca. “E eu fui a última a saber como marido traído. Agora você quer que eu simplesmente eu mude a minha vida porque você decidiu sozinho e quer que eu obedeça assim, é isso?”. O comendador fala que não decidiu sozinho… A jovem vê alguns clientes entrando no restaurante e avisa que precisa trabalhar. Zé permanece no local com cara de poucos amigos.